Associativismo

Associação Cultural e Desportiva do Casal
 
Morada : Rua da Associação, nº55 - Cadima
E-Mail : acdc.casal@gmail.com
Contacto : Sérgio Gaudêncio
Telemóvel: 938606625
 
A Associação Cultural e Desportiva do Casal (ACDC), com sede no Casal, foi fundada a 30 de Abril de 1994, com o objetivo de criar condições para o desenvolvimento de atividades de natureza cultural e desportiva, com vista a preservar o património cultural local e fomentar novas formas de cultura.
Após vários anos a angariar fundos, com ajuda de privados e das instituições públicas (Junta de Freguesia de Cadima, Câmara Municipal de Cantanhede e Governo Central) conseguiu-se realizar o sonho desta terra - ter uma associação. 
Atualmente a ACDC tem um espaço que, embora não esteja totalmente acabado, possui boas condições para a realização de eventos culturais e desportivos, entre outros.  Este espaço possui um bar que serve de encontro entre pessoas da terra e de terras vizinhas, encontrando-se aberto ao público às Sextas, Sábados, Domingos e feriados.
 
Associação Cultural e Recreativa do Zambujal
 
Morada : Associação Cultural e Recreativa do Zambujal, Largo de S. Tomé - Zambujal - Cadima
C. postal: Postal : 3060-115
E-Mail : zambujal.acrz@gmail.com
Contacto : Vítor Murta
Telemóvel: 964769198
 
 A Associação Cultural e Recreativa do Zambujal (ACRZ) nasceu da necessidade que um grupo de jovens sentiu de ter uma estrutura oficial que apoiasse a sua equipa de futebol. Assim, em 6 de Dezembro de 1983, constituíram a ACRZ que a curto prazo integrou e desenvolveu outras atividades para além do futebol. Sem sede social os Corpos Gerentes até 1992 reuniam, em casa de uns e de outros, e as atividades eram desenvolvidas como sempre fez a população no Monte Grande, onde desde há muito estava implantado o campo de futebol. Em 1992 conseguiu-se uma parte duma casa em ruínas onde ainda hoje funciona a Sede Social aguardando-se a construção dum salão para a desejada mudança. Atualmente a ACRZ desenvolve várias atividades tendo como objetivo principal a construção de um salão polivalente. 
 A ACRZ está filiada no INATEL e Instituto Português da Juventude. 
 
Associação de Desenvolvimento dos Fornos
 
Morada : Fornos - Cadima
C. postal: Postal : 3060-101
E-Mail : gisdio_dt@hotmail.com
Contacto : D. Estrela
Telemóvel: 966013460
Grupo de Jovens 
(910276880-Sr. Celso Ramos)
 
Associação Juvenil de Zambujal e Fornos
 
Morada : Largo de S. Tomé, nº 18 Zambujal - Cadima
C. postal: Postal : 3060-115
Contacto : Ana Paula
Telemóvel: 964367937
Associação Juvenil de Zambujal e Fornos
Grupo Folclórico “Os Malmequeres do Zambujal”
 
Manter viva a tradição e autencidade dos trajes, danças e cantares do Zambujal e periferia, são os propósitos do Grupo que foi fundado em 27 de Maio de 1954, por proposta de algumas pessoas que procuravam atividades de lazer para preencher os seus tempos livres, com a designação de "Viva O.R.Zal" (Viva o Rancho do Zambujal).
Após um período de interregno de alguns anos, o Grupo retoma as suas atividades em 1992,  com a designação de Grupo Folclórico "Os Malmequeres do Zambujal". Em Julho de 1995 ingressou na Associação Juvenil do Zambujal e Fornos, fazendo parte da sua Secção de Folclore.
O traje do Grupo (Traje Domingueiro Rico Gandarês), reflete de algum modo a vida social e económica da região onde está inserido. Abrange as zonas Gandaresa, Bairradina e com uma forte ligação ao Baixo Mondego.
"Situando-se" no Zambujal e arredores dos finais do século IXX, o Grupo Folclórico adota um reportório de modas de roda, verde gaios etc., cujo toque inclui acordeon, bondolim, bombo, reco-reco, pandeiretas e ferrinhos.
Ao longo da sua existência já participou nas Marchas Populares de S. João (1954), Desfiles de Carnaval, Festas de Vindimas e tem participado com regularidade em Festivais de Folclore a nível nacional e internacional, festas e romarias de Norte a Sul do país, bem como no Piquenicão organizado anualmente pela RDP 1. 
Tem participado em vários eventos promovidos pela Câmara Municipal de Cantanhede, tais como Expofacic, Desfile Histórico-Etnográfico, Tapas e Papas, Ciclos de Teatro, etc.
Possui um Grupo de Teatro denominado "As Fontes do Zambujal".
 É filiado no INATEL desde 1996.
O Grupo Folclórico desenvolve ainda algumas atividades em conjunto com a Associação Juvenil do Zambujal e Fornos, tais como cicloturismo, teatro e jogos tradicionais.
 
Associação Recreativa Desportiva e Cultural do Santo Amaro da Quintã
 
Morada : Rua Albano das Neves, nº116, Quintã - Cadima
C. postal: Postal : 3060-111
 
Casa do Povo de Cadima
Morada : Rua Aires Costa, nº152 - Cadima
C. postal: Postal : 3060-094
Contacto : Álvaro Costa
Telefone : 231411329
 
Clube de Caçadores de Cadima
Morada : Rua Frederico Garcia Secades, nº43 - Cadima
C. postal: Postal : 3060-094
E-Mail : clube.cacadores.cadima@gmail.com
Contacto : Henrique Gonçalo
Telemóvel: 936637808
 
A associação desportiva, cultural e recreativa denominada “Clube de Caçadores de Cadima” foi fundada a sete de Novembro de 1984, sendo a sua sede em Cadima. É uma coletividade com duzentos sócios, sobrevivendo das quotas pagas pelos mesmos.
 O Clube de Caçadores de Cadima tem como finalidade a promoção de atividades desportivas, especialmente a caça.
Esta associação possui um Campo de Tiro, destinado à prática do "Tiro ao "Prato". Possui ainda uma reserva de caça associativa, com a área de 1800 hectares, numa área onde o coelho e a perdiz são abundantes.
 
Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Zambujal
 
Morada : Rua do Chão Novo,401 Zambujal - Cadima
C. postal: Postal :  3060-115
E-Mail : grupoetnografico@hotmail.com
Contacto : Micael Monteiro
Telemóvel: 914871113
 
Fundado no ano de 1995, o seu nascimento teve origem num grupo de pessoas afetas ao Folclore, e que por carolice organizavam  pequenas festas na terra, sobretudo no Carnaval e marchas de S. João.
Após a recolha de trajes, danças, cantares e outras tradições da nossa terra, junto das pessoas mais idosas e idóneas, o objetivo principal era dar maior expansão e popularidade à nossa terra. Das recolhas efetuadas predominam os trajes de romaria, ida à missa, gente abastada, mulher gandaresa em dias de festa, noivos, tricana, mulher da fonte, ceifeira, vindimadores, mulher da eira, malhador, cavador, entre outros.
Das músicas e danças recolhidas (cerca de 40) destacam-se as modas de roda, viras e verdegaios, dançadas a pé descalço e acompanhadas por concertinas, cavaquinhos, viola, reco-reco, bombo, ferrinhos e pandeireta.
Constituído por 40 elementos com idades que oscilam entre os 4 e os 65 anos, esta associação tem participado em inúmeras festas, romarias, marchas populares, festivais nacionais e internacionais, tornando-se internacional em Julho de 1999 na Suíça. Inscrito no Instituto Português da Juventude, esta associação exerce outras atividades culturais e recreativas, tais como: cantar as janeiras, passeios culturais e cicloturismo.
 
Grupo Típico de Cadima
 
Morada : Largo Comendadores Joaquim de Almeida e Rodrigo Barreto, nº26 - Cadima
C. postal: Postal : 3060-094
E-Mail : grupotipicocadima@gmail.com
Contacto : Manuel de Oliveira
Telefone : 231411579
 
Durante uma faina agrícola, algumas moças tiveram a ideia de criar um rancho.  A esta ideia deu forma a União Recreativa de Cadima, com o apoio técnico da Federação de Folclore Português, em 04 de Março de 1980.
Depois de uma exaustiva pesquisa e recolha de danças, músicas e canções populares e reconstituição dos trajes, baseada na verdadeira etnografia do povo gandarês, estreou-se finalmente o Grupo Típico de Cadima no seu 1º Festival Internacional de Folclore de Cadima, a 18 de Julho de 1981.
Da indumentária etnográfica salientam-se os trajes dos noivos, Ver-a-Deus e gandareses ricos de finais do século XIX, sendo os restantes trajes de trabalho, de romarias e domingueiros, usados nas primeiras décadas do século XX
As danças mais características são o vira, o verde gaio, o fado e a farrapeira, dançadas à voz do mandador e cantadas ao desafio. Conta ainda no seu reportório muitas danças de roda e algumas palacianas.
Pretende ser o fiel intérprete das tradições folclóricas, usos e costumes antigos da região a que pertence. Tem participado  nos mais variados festivais e romarias de norte a sul do país, na Expo 98 e também por terras dos Açores, Madeira, Espanha, França e Suíça. 
 
Olheiro – Associação dos 8
 
Morada : Rua da Escola, nº102, Aljuriça - Cadima
C. postal: Postal : 3060-091
E-Mail : olheirodos8@gmail.com
Contacto : Carlos Rocha
Telemóvel: 933966267
 
União Recreativa da Taboeira
 
Morada : Rua José Regra, nº 226, Taboeira - Cadima
C. postal: Postal : 3060-114
E-Mail : urtaboeira@gmail.com
Contacto : Henrique Faim
Telemóvel: 966454473
 
União Recreativa de Cadima
 
Morada : Rua Frederico Garcia Secades, nº 43 - Cadima
C. postal: Postal :   3060-094
E-Mail : urcadima@gmail.com
Contacto : Luís Gil
Telemóvel: 917218648
 
Vespas Clube Paperinos
 
Morada : Rua Principal, nº390, Olhos da Fervença - Cadima
C. postal: Postal : 3060-107
E-Mail : vespaclubepaperinos@gmail.com
Contacto : Jorge Miguel
Telemóvel: 914078632